domingo, 12 de fevereiro de 2012

Resenha: Filme - 4.3.2.1 (2010)

Fala galera, o Blog ficou um pouco parado, devido a nossa atarefada volta as aulas. Mas agora vou coloca-lo em ordem. 
A resenha de hoje é sobre um filme chamado 4.3.2.1 (isto mesmo, o nome é a sequencia de números). Um filme dinâmico, sobre quatro garotas e um roubo de diamantes.
Este filme me foi indicado por meu amigo Gustavo, e sua namorada a Akela (colaboradora aqui do blog). Devido ao elenco, pouco conhecido por mim, (a não ser pela Emma "Aquamarine" Roberts, sobrinha da Julia Roberts), assisti com um pé atrás, mas acabei me surpreendendo, segue o trailer abaixo:


Sinopse: Enquanto Jo (Roberts) está acorrentada a um trabalho sem saída no supermercado, as suas amigas estão todas fora nas suas próprias aventuras distintas: Cassandra (Egerton) está a passar Nova York a pente fino para encontrar o namorado que conheceu pela Internet; Kerrys (Warren-Markland) está numa luta pela libertação do sexo feminino e Shannon (Lovibond) está numa viagem só de ida para encontrar o seu "criador".
Mas um encontro casual com alguns ladrões de diamantes envia os seus mundos separados para uma rota em colisão, não só uns com os outros, mas com o próprio destino. Estas quatro meninas estão prestes a ter três dias que nunca vão esquecer, estendendo-se até duas cidades. Isso é… se sobreviverem.


O filme é dirigido por Noel Clarke que também escreveu o roteiro e atua no filme. Seu outro trabalho dirigindo e atuando foi em Adulthood (que eu não assisti, porém é bem aceito pela critica em geral). Eu particularmente não conheço bem este diretor, embora lembre do rosto dele em vários filmes, e sei que ele participou da serie "Doctor Who". 
No "4.3.2.1", achei a direção dele (e do Mark Davis) muito boa, e o roteiro foi bem escrito. Quando terminarem de ler a resenha, vão perceber que em um filme como este, o roteiro pode facilmente perder o sentido, e deixar pontas soltas. Mas não é o caso de "4.3.2.1". 
As atrizes principais são as belas Emma Roberts (Panico 4, Nancy Drew, Aquamarine), Ophelia Lovibond (Os pinguins do papai, O garoto de Liverpool), Tamsin Egerton (Guinevere na serie Camelot, As brumas de Avalon) e Shanika Warren-Markland (Adulthood, Demons Never die). Elas são atrizes novas, acostumadas a papéis de coadjuvantes em filmes famosos, ou papéis principais em filminhos adolescentes, ou series. "4.3.2.1" deu um grande destaque pra as atrizes e elas fizeram um trabalho bem profissional. Porém não foi nada de excepcional, com destaque apenas para a Ophelia Lovibond, uma das atrizes mais experientes do grupo, que pegou o papel mais dramático. 
No filme temos a rápida participação do Kevin "Silent Bob" Smith, um velho conhecido dos filmes de comédia (o Balconista 1 e 2, o Império do Besteirol Contra-Ataca, Dogma, Barrados no Shopping...), as duas cenas em que ele aparece, são bem engraçadas. 


Resumo da obra: 

O filme usa a técnica "mostrar-uma-cena-impactante-no-começo-e-depois-voltar-no-tempo-e-mostrar-como-tudo-chegou-naquele-ponto", A Cena é a personagem Shannon (Ophelia), na beira de uma ponte, aparentemente pensando em se jogar de lá, segurando vários diamantes na mão. Neste momento um carro para, dele saem 3 outras garotas, uma delas aponta uma arma e diz "Desça com as pedras, agora mesmo", nisto Joanne tenta descer, acaba escorregando e caindo.  
Este é literalmente o primeiro minuto do filme. Na sequencia vemos o titulo e descobrimos que 4.3.2.1 significa, 4 garotas, 3 dias, 2 cidades e 1 chance. A historia volta 3 dias no passado, antes da cena inicial, e vemos um pouco do inicio do dia das 4 garotas. Logo descobrimos que são amigas, já há alguns anos. Shannon (Ophelia) é uma garota tímida, que gosta de desenhar e que claramente está com problemas sérios, beirando a depressão (mas nenhuma de sua amigas parece notar isto), Joanne (Emma) é uma garota simpática do tipo que "não tem boca pra nada", acaba fazendo tudo que sua família pede (estilo Cinderela), Cassandra (Tamsin) é rica e sonhadora, é constantemente pressionada pelos pais, e sonha com um príncipe encantado, no caso, um rapaz americano que ela conversa na internet (A historia se passa em londres, porém Cassandra vai para o USA, por isto o 2 cidades do titulo), e por fim, Kerrys (Shanika) rebelde e impulsiva, namora uma garota chamada Jas,  e no fundo a unica coisa que ela quer é o amor do pai adotivo. 


As garotas conversam um pouco, e em seguida se despedem, nos próximos dias, Joanne vai ter que trabalhar a noite na loja de conveniências, pra ajudar sua família. Cassandra vai para New York fazer um teste com um grande maestro, e se tudo der certo, vai ter sua carreira na musica clássica garantida (e também, secretamente, vai encontrar seu namorado da internet). Kerrys vai fazer o teste para conseguir sua CNH, além de ser obrigada a participar do aniversário do irmão (que esta metido com uma gangue de bandidos) e Shannon vai sofrer um terrível conflito familiar, além de algumas decepções, isto vai faze-la questionar se vale a pena continuar vivendo...



A historia prossegue, seguindo o ponto de vista de Shannon, seus pais se separam, e tudo parece ser culpa de um problema do passado. Sua mãe deixa uma carta para ela, explicando tudo (carta que por acaso vai parar na bolsa de uma de suas amigas). Afogada em problemas, ela procura auxilio de suas amigas, e cada uma delas, ignoram Shannon de alguma forma, dizendo que estão com pressa, expulsando ela de algum lugar, e sendo grossas. Em plena a depressão, aparentemente abandonada pelas amigas, e com um terrível segredo que esta destruindo-a por dentro. Shannon ainda descobre ser portadora de um saco cheio de diamantes, que ela não sabe como foram parar com ela. Isto a faz ser perseguidas por bandidos, no fim desesperada, resolve acabar com a própria vida. Vemos novamente a cena do inicio e é ai que as coisas se tornam mais interessantes... 


A História volta novamente para 3 dias atrás, desta vez seguindo o ponto de vista de outra garota, percebemos então que o filme é daquele estilo, onde "varias-histórias-se-interligam-contando-como-tudo-aconteceu-por-diversos-pontos-de-vista", existem vários filmes deste estilo, alguns muito bons, e outros ruins. Pois geralmente o roteiro não consegue encaixar todos os pontos de vista de maneira eficiente, deixando pontas soltas. "4.3.2.1" mantém o roteiro de forma simples, mostrando a visão das 4 garotas, uma de cada vez, intrigando o espectador a cada cena. Como por exemplo, uma rápida conversa telefônica, mostrando primeiro a versão de uma das garotas, deixando-nos sem entender o sentido do que falavam. Dai quando o filme volta no tempo, vemos a visão de outra das garotas, na mesma conversa, e entendemos tudo. 


Este é o ponto alto do filme, no final nós entendemos todo o contexto, tudo se encaixa perfeitamente. Além disto, no inicio do filme, criamos opiniões sobre os personagens, baseados na visão de uma das garotas. Pensamos coisas como "que amiga falsa", "aposto que esta dai está envolvida no crime", e por ai vai. Conforme o filme segue, e vemos as versões diferentes da história, os principais suspeitos vão aos poucos sendo inocentados, e outros vão aparecendo. 

"4.3.2.1" passa algumas mensagens como: 

As Aparências Enganam - As vezes julgamos uma pessoa pela aparência ou por sua reações em um determinado momento, mas não sabemos tudo o que a pessoa passou, para chegar naquele ponto. 

Todos temos problemas - Muitas pessoas acham que só elas tem problemas, ou que os problemas delas são maiores que o dos outros. De certa forma são, afinal seus problemas te afetam mais que o dos outros. Mas não significa que as outras pessoas, seus amigos e familiares, não estejam passando por grandes problemas também. Por mais que aparentem estar bem, e não sejam de se abrir facilmente. 

Falta de comunicação pode destruir relações de amizade e familiares - Está pra mim é a mensagem principal do filme. As amigas se conhecem a anos, mas por não se abrirem, e falarem o que sentem em relação uma a outra. Acabam ignorando coisas importantes. Uma amiga na depressão, outra com problemas em casa e com a família, etc... Se elas tivessem uma boa comunicação, uma poderia confortar a outra, além de ajudar se for possível. Mas como conversam apenas assuntos banais, agem por impulso, e não param pra explicar certas situações umas as outras, acabam se magoando. 
Fora isto, ele foca relações familiares, uma mãe que não é capaz de se explicar "cara-a-cara" com a filha, e é obrigada a mandar uma carta. Uma filha que acha que o pai adotivo não gosta dela e vice e versa. Toda esta falta de conversa franca, só causa problemas. 


Conclusão: "4.3.2.1" é um ótimo filme, que surpreende até o fim. Roteiro bem amarrado, história simples contada de forma não usual, boas atuações. Cheio de comédia, drama e algumas sequencias de ação. Consegue transmitir bem sua mensagem principal, e no final, sentimos que as duas horas de nossas vidas, foram bem gastas. 

Espero que tenham gostado, assistam o filme e comentem aqui o que acharam. 
Até a próxima resenha galera, abraços \o/




5 comentários:

  1. lol eu já sabia deste filme, mas ão lembrava o nome =D.. mas agora preciso ver *o*

    ótima resenha Felipe :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois te passo ele, Lilian \o huhu
      valeu

      Excluir
    2. Samediii! Nunca consigo comentar no seu Blog! Não sei o motivo, mas a opção "comentar" não aparece :( mimimi...

      Só "Responder" haha

      Pelas fotos imagino o motivo de estar com um pé atrás, se parece muito com aqueles filmes sessão da tarde! hehehehe

      Mas confio na sua avaliação!

      Vou procurar ve-lo... =)

      beijos!!

      Excluir
    3. Fala Fabi. Que estranho, vou olhar nas configurações, ver se descubro algo sobre o mistério dos comentários :O
      O filme é bom sim, apesar da historia simples, ele se desenvolve de forma divertida. ^^
      bjaum ;*

      Excluir
  2. Hey, esse filme tem livro? k

    ResponderExcluir